

A NOSSA HISTÓRIA
A firma Jorge Fernandes Pinto, L .da é uma firma de cariz familiar fundada pelo meu avô ocupa o espaço onde outrora funcionou uma tasca na altura bastante conceituada dada a gentileza e mão para a cozinha da minha avó Maria ,num espaço contiguo funcionou uma sapataria primeiro oficio do meu avô que se intitulava de manufator de calçado pois nessa altura o calçado era feito por medida, a minha mãe sempre o acompanhou e na altura era gaspeadeira na dita oficina.
Posteriormente e no período da 2.ª Guerra Mundial dedicou-se ao comércio do minério (Volfrâmio) bastante valorizado, com muito sacrifício e risco e com habilidade comercial conseguiu negociar com os dois lados da contenda tendo amealhado a quantia suficiente que lhe permitiu montar um estabelecimento de ferragens, ferramentas e materiais de construção civil conhecida pela loja do Jorge Maquinista .
O nome de Maquinista ao contrário do que hoje se pensa não advém desta nova atividade mas sim herdado do meu bisavô que sendo funcionário das finanças montou uma casa de venda de máquinas de costura para poder ganhar mais algum.
Tendo sido um elemento da música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire onde tocava clarinete e mais tarde Oboé frequentou muitas festas e romarias nas quais na altura também era presença assídua as barracas de farturas, novidade nessa altura, e sendo ele muito magro e o nome da ditas barracas era Jorge das Farturas foi motivo de galhofa entre os elementos da musica, o facto de lhe porem o nome, o meu avô que era muito peludo não gostava e por isso mesmo ficou a alcunha que perdurou ate hoje.
Sinto-me mui honrado por ter herdado as suas alcunhas, e costumo dizer que até nisso foi poupado criou uma marca sem ter necessidade de investir dinheiro e por isso a nossa casa é conhecida pelo Jorge Maquinista ou Jorge farturas por todos os habitantes do concelho e não só.
Em 1985 a firma que até essa altura era em nome individual passou a ser pessoa coletiva passando a fazer parte dessa sociedade, Jorge Fernandes Pinto , Maria Georgina Fernandes Pinto e Jorge António Pinto Pereira ,com quotas iguais, esta alteração no entender do seu fundador visava premiar quem sempre o ajudou e responsabilizar quem se propunha dar continuidade ao seu sonho.
Após o seu falecimento a sua quota foi adquirida pela própria firma, perpetuando a sua obra.
Desde essa altura a firma foi-se adaptando à evolução do comércio tendo criado novas seções e ampliando outras, em 2004 as suas instalações foram remodeladas por completo por forma a adaptar-se às novas realidades, norteou-a o conceito de a transformar num open-space com aproveitamento do 1º piso e uma exposição permanente de ferramentas e artigos de decoração.


Deu-se assim continuidade à sua preocupação de ter sempre a melhor exposição dos atigos que vendia, refletido em vários prémios “Concurso de Montras” .
Em 2021 ampliou-se a oferta com a criação de uma nova secção de artigos elétricos e ampliação da secção de drogaria, para esse efeito remodelou-se o 1º piso e sua decoração por forma a potenciar a comunicação.
Hoje consideramos que a nossa firma se afirmou como uma referência no nosso setor tendo conquistado a confiança de gerações de clientes.
A qualidade dos produtos comercializados, a assistência e acompanhamento dos clientes, honestidade, simpatia, constante atualização foram os principais pilares em que assentou e assenta a nossa história.
A todos os colaboradores que ajudaram e continuam a colaborar para que esta firma que marca presença em Castro Daire desde 1944 continue ao serviço dos CASTRENSES o nosso bem haja.

